Como usar acessórios no trabalho? 5 dicas que podem te ajudar!

Muitas mulheres tem dúvidas de como usar acessórios no trabalho, talvez, o medo de errar ou exagerar sejam os principais motivos disso. É claro que diversos fatores devem ser levados em conta, como por exemplo: a profissão, o ambiente de trabalho e até mesmo o estilo próprio.

Geralmente, ambientes corporativos mais formais como escritórios de administração e advocacia, por exemplo, pedem um visual mais discreto, pois os profissionais precisam usar roupas mais sociais para trabalhar. Antes de compor um visual, é necessário ficar atento às regras da empresas, pois algumas não permitem o uso de grandes acessórios.

Portanto, o primeiro passo é verificar se a empresa que você trabalha possui alguma restrição com relação aos acessórios e vestimentas. Caso não tiver, estas dicas abaixo podem te ajudar a manter o dress code com mais estilo, confira:

Invista em acessórios mais neutros 

Uma forma bem simples para não errar e usar acessórios no trabalho elegantemente, é não abrir mão do bom senso e escolher peças que combinem com qualquer estilo.

Os tons neutros são muito elegantes, eles podem ser usados com qualquer visual sem deixar de serem extremamente bonitos. Pense em colares, brincos, anéis e pulseiras que sejam coringas para a produção, ou seja, combinam com roupas de qualquer modelo e cor.

Evite usar muitas cores e acessórios que pareçam pesados ao visual, esses certamente vão destoar bastante da proposta.

Não esqueça que os acessórios são peças chaves para dar uma valorizada no look. Sobretudo quando se fala em semijóias, elas são perfeitas para conferir mais charme ao visual de trabalho.

Equilibre o tamanho das peças

Ser elegante envolve ter o bom senso na hora de usar acessórios. Para isso, escolha peças que combinem entre si.

Dependendo do ambiente onde você trabalha e a área, como escritórios e empresas mais formais por exemplo, evite usar um colar grande (tipo Maxi colar) com um brinco Maxi, é muito exagerado para trabalhar.

Agora sua profissão e ambiente de trabalho permite usar melhor a criatividade, prefira investir em uma peça central de destaque, por exemplo um colar grande com brincos pequenos, ou vice e versa.

Optar por acessórios clássicos, aqueles mais elegantes e que não saem de moda também é uma boa ideia. Dessa forma, poderá repetir e usar em diversas ocasiões como: reuniões de trabalho, jantar de negócios, eventos corporativos e outros;

Em ambientes mais formais, prefira deixar as peças com pedras e muito brilho para uma ocasião mais festiva, no dia a dia, opte por acessórios com pedras mais discretas.

Outra dica bem interessante é tomar cuidado para usar acessórios e roupa da mesma cor, pois os acessórios são para ditar o tom da produção, usá-los na mesma cor da roupa pode comprometer o seu look e fazer com que os acessórios não sejam vistos.

Use acessório que favoreça o seu tipo físico

Na hora de escolher os acessórios, seja para trabalhar ou em outras ocasiões, é sempre bom levar em conta o tipo físico. Por exemplo:

– Punho largo – É recomendado usar uma pulseira ao invés de várias. Além disso, eleja pulseiras largas e não tão agarradas ao punho, caso contrário, dará uma sensação de punho ainda maior.

– Pescoço curto – Evite usar gargantilhas muito ajustadas, quanto aos maxi colares, evite usar em cima de camisas fechadas pois isso pode dar a falsa sensação de achatar mais ainda, prefira um decotes mais abertos menos fechados aos pescoço como o decote em V, por exemplo.

– Rosto redondo – Dê preferência para colares longos e brincos compridos. Eles podem dar a sensação de alongamento.

– Rosto fino e comprido – Dê preferência para peças redondas e largas, brincos de argolas caem muito bem!

Combine os acessórios com a cor da pele

Você pode também pode contrastar as peças com a cor da sua pele, isso pode valorizar ainda mais o visual.

  • Peles claras – podem optar por pedras escuras nos brincos, colares, anéis e pulseiras, porém tenha cuidado para não criar fortes contrastes;
  • Peles morena e negra – Ficam muito bem com cores quentes como o dourado, vermelho;
  • Orientais – podem cores frias como o prata, verde e azul;

Aqui vale lembrar que nada disso é uma regra, use aquilo que te deixa mais confortável e que você acredite que te valorize mais. O acessório ideal é aquele no qual você se sente bem usando.

Na dúvida, aposte em acessórios de tamanhos pequenos

Se você ainda não sabe como usar acessórios no trabalho ou tem medo de ousar mais, a dica é seguir o famoso ditado” menos é mais”. Quando a escolha for as semijoias, os riscos de errar são menores, pois as peças são mais discretas e o acabamento dos materiais tem aspecto mais nobre, muito semelhante as jóias.

É fundamental analisar o seu cargo na empresa, alguns pedem um visual mais discreto como: secretárias, advogadas, profissionais da saúde, bancárias e outros.

Entretanto, em qualquer profissão, com certeza é possível achar opções de semijoias com design bonito e elegante que não irão comprometer o seu visual ou deixar seu visual pesado ou impróprio para seu tipo de trabalho.

Em suma, desde que seja permitido pelo código de conduta da sua empresa/profissão é possível abusar um pouco mais da criatividade e investir naquilo que te faz bem e que você possa usar sem medo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *